O que pode ocorrer com o uso de um Óleo para Caixa de Engrenagem inadequado
O Óleo para Caixa de Engrenagem que não conseguir lubrificar adequadamente o sistema por ter a sua viscosidade modificada durante o processo, poderá ocasionar a não formação do filme lubrificante entre as engrenagens, gerando um aumento do atrito, da temperatura e do desgaste das engrenagens. As engrenagens instaladas dentro da caixa de redução necessita de muita energia para entrarem e se manterem em movimento em razão do atrito que ocorre entre os dentes, sendo que a consequência deste trabalho é o aumento da temperatura do equipamento e o uso de um Óleo para Caixa de Engrenagem de inadequado ou de má qualidade poderá comprometer a lubrificação do sistema. Um Óleo para Caixa de Engrenagem que tenha uma má qualidade ou seja inadequadamente aditivado, não conseguirá refrigerar o sistema e não impedirá o aumento da temperatura do sistema, o que poderá de comprometer as vedações, causar oxidação e o encurtamento da vida útil das engrenagens.
Óleo Sintético para Engrenagem e Óleo Mineral para Engrenagem, qual é a diferença
O Óleo Sintético para Engrenagem é um lubrificante que pode conter em sua composição produtos petroquímicos a base de Polialfaolefina (PAO) ou Poliglicol (PG) e tem como uma das suas principais características a de possui uma elevada resistência às altas temperaturas em relação ao Óleo Mineral para Engrenagem. O Óleo Mineral para Engrenagem que é um produto formulado com aditivos especiais e óleos básicos minerais derivados do petróleo, sendo um Óleo Lubrificante para Engrenagem por poder ser empregado na lubrificação de diversos tipos de caixas engrenagens tanto as abertas como as fechadas, mas principalmente por possuir um baixo custo. Estudos técnicos recentemente realizados, constatam que um redutor lubrificado com Óleo Mineral para Engrenagem consegue operar por até no máximo 4.000 horas até que seja necessária a sua troca, sendo que um mesmo equipamento em trabalho nas mesmas condições de operação, sendo lubrificado com um Óleo Sintético para Engrenagem a base de Polialfaolefina (PAO) opera por até 9.000 horas, já o Óleo Sintético para Engrenagem fabricado com Poliglicol (PG), consegue operar por aproximadamente 13.000 horas, até a sua substituição.
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Quais os tipos de Lubrificantes para Engrenagens estão disponíveis no mercado em Igaraçu do Tietê
Os tipos de Lubrificantes para Engrenagens disponíveis no mercado em Igaraçu do Tietê hoje são dois de dois tipos de acordo com a base utilizada na sua fabricação: o Óleo Mineral para Engrenagem e o Óleo Sintético para Engrenagem. Um tipo de Lubrificante para Engrenagens que está disponível no mercado em Igaraçu do Tietê é o Óleo Sintético para Engrenagem que é um óleo lubrificante compatível com a maioria dos elastômeros e dos plásticos, possui uma ótima estabilidade térmica, uma boa estabilidade à oxidação, apresenta boa proteção contra a corrosão, além e possuir uma excelente adesividade. O tipo de Lubrificante para Engrenagem que hoje é mais utilizado e Igaraçu do Tietê é o Óleo Mineral para Engrenagem por possuir um custo menor, mas o Óleo Sintético para Engrenagem está cada vez mais ampliando a sua importância e participação no mercado, pois apresenta características que o faz destacar notadamente no que se refere aos aspectos da segurança do trabalho e da preocupação com o meio ambiente.
Qual o lubrificante recomendado como Óleo para Engrenagem e Redutor de Velocidade
Quando a caixa de engrenagem estiver trabalhando próxima a uma fonte de calor, é necessário que seja usado um Óleo para Engrenagem e redutor de velocidade com uma elevada viscosidade para compensar o aumento de temperatura, sendo que um Óleo para Engrenagem 220 ou um Óleo para Engrenagem 320 poderá ser utilizado. Para a lubrificação onde o equipamento estiver instalado em locais frios, um Óleo para Engrenagem e redutor de velocidade que possua uma viscosidade baixa é o recomendado e o Óleo para Engrenagem 32 poderá ser aplicado. Para as caixas de redutores onde as engrenagens são cilíndricas, cônicas de dentes retos ou helicoidais, ou as do tipo espinhas de peixe, o Óleo para Engrenagem e redutor de velocidade não pode possuir uma baixa viscosidade, para que o Lubrificante de Engrenagem não seja expelido pelo giro dos dentes e também não pode ser viscoso de mais para não gere a perda de potência do sistema, sendo ideal o emprego de um Óleo para Engrenagem 90 ou um Óleo para Engrenagem 150.
Quais as características que um Óleo para Caixa de Engrenagem deve possuir
O Óleo para Caixa de Engrenagem necessita ser de boa qualidade, possuindo a capacidade de lubrificar os dentes das engrenagens e de também dissipar o calor gerado pelo atrito dos dentes dos redutores de velocidade. Uma característica importante que um bom Óleo para Caixa de Engrenagem precisa ter e o de não perder suas características de adesividade inclusive quando estiver operando em altas temperaturas, sob elevadas pressões e a grandes velocidades. É importante que um Óleo para Caixa de Engrenagem não ataque a pintura das caixas das engrenagens.
Qual é o melhor Óleo para Engrenagem Industrial
O Óleo para Engrenagem Industrial é fabricado com compostos químicos oriundos da indústria petroquímica, sendo o melhor Lubrificante para Engrenagem em termos de qualidade, apesar de apresentar um preço de aquisição mais elevado. O Óleo Sintético para Engrenagem Industrial é formulado com polímeros, poliglicóis ou polialfaolefinas e por possuir uma qualidade superior de lubrificação e desempenho, é utilizado em operações onde Óleo Mineral para Engrenagem não pode ser empregado, ou em processos onde há restrições ambientais ou trabalhistas. O Óleo Engrenagem Mineral é um excelente lubrificante, mas apresenta uma menor compatibilidade com os materiais sintéticos e elastômeros e devido a este motivo a lubrificação dos mancais e das engrenagens com um Óleo para Engrenagem Industrial apresenta um resultado melhor.