Como é Obtido um Óleo Mineral Branco Farmacêutico?
No passado o Óleo Básico Mineral sofria um tratamento por Ácido Sulfúrico, até se obter o Óleo Mineral Branco Farmacêutico, mas o grande volume de ácido sulfúrico residual que era gerado tornou a operação inviável economicamente e muito agressiva ao meio ambiente, devido à necessidade de neutralizar e descartar a borra ácida gerada. Em todos os processos de tratamento aplicados para a obtenção de um Óleo Mineral Branco Farmacêutico, o objetivo se concentra na remoção de todos os compostos contaminantes originalmente existentes nos Óleos Básicos Minerais. Atualmente a Hidrogenação Catalítica é o processo mais empregado para a obtenção do Óleo Mineral Branco Farmacêutico, onde o Óleo Mineral Básico é submetido à temperatura elevada e ao contato com o hidrogênio em alta pressão, onde a utilização de catalisadores (Niquel-Platina) ajuda a remover os compostos contaminantes.
O que é um Óleo Mineral Branco?
O Óleo Mineral Branco, como o nome já diz, tem origem mineral, vinda do tratamento do petróleo e tem este nome devido a ser um produto incolor, transparente e isento de odor. Normalmente o Óleo Mineral Branco é produzido através do fracionamento e refinamento de derivados do petróleo de origem predominantemente parafínica. O Óleo Mineral Branco é um produto derivado do tratamento de Óleos Básicos Minerais.
Conheça nossa Linha de Óleo Branco Mineral em Medeiros Neto de Grau USP e Grau Técnico
- Vaselina Líquida Grau Técnico ALCOR® Series
- Vaselina Líquida Grau USP ALOGRO M® Series
- Óleo Branco Medicinal USP de Alta Viscosidade ALOGRO M 1300 SSU
- Vaselina Sólida Grau Técnico SPARK CIRO® Series
- Vaselina Sólida de Grau USP SPARK VISKO® Series
- Lubrificante Atóxico para Produção de Papel Higiênico AZION NA 28
Para que Serve o Óleo Mineral Branco?
O segmento do agronegócio utiliza muito o Óleo Branco Mineral em Medeiros Neto, pois ele este é um veículo para a aplicações dos inseticidas nas lavouras. Na fabricação de graxa e lubrificante atóxico é utilizado o Óleo Mineral Branco como matéria-prima principal. O Óleo Mineral Branco é usado no revestimento de ovos para prolongar o tempo de armazenagem.
Por que o Óleo Mineral Branco é Chamado de Óleo Mineral USP?
Para um Óleo Mineral Branco ser chamado de Óleo Mineral USP ele tem que atender às rigorosas normas de qualidade imposta pelos órgãos de fiscalização. Quando um Óleo Mineral Branco é chamado de Óleo Mineral USP é por que ele possui um grau de pureza tão elevado, que ele pode ser utilizado na fabricação de insumos farmacêuticos. A sigla U.S.P.
Um Óleo Mineral e um Óleo Mineral Branco é um mesmo Produto?
Em uma comparação bem simples podemos dizer que o Óleo Mineral é uma água “de bica”, um produto bruto, e um Óleo Mineral Branco é uma água usada em um soro hospitalar, ou seja, é um mesmo produto, só que o segundo sofreu um processo de purificação que o tornou atóxico. O Óleo Mineral é um óleo bruto, já o Óleo Mineral Branco é um produto que já foi submetido a um processo de tratamento e purificação, para que possa receber esta denominação. O Óleo Mineral Branco é um óleo não carcinogênico, que não suporta o crescimento bacteriano, e por isso é um óleo de larga escala em usos em produtos que interagem com os seres humanos.
Quais são as Normas atendidas e as Certificações que possui um Óleo Mineral Branco Grau Medicinal?
O Óleo Mineral Branco possui a certificação Kosher e a certificação Halal. Os fabricantes de lubrificantes atóxicos utilizam em suas formulações o Óleo Mineral USP, pois este atende à norma H1 para lubrificantes que podem ter contato incidental com alimentos. O Óleo Mineral Medicinal possui um grau de pureza tão elevado que atende a todos os requisitos para Óleos Minerais da Farmacopéia dos Estados Unidos (U.S.Pharmacopeia – USP) e da Farmacopéia Européia (EP).