Qual a importância da afiação das ferramentas de corte?

Antes de nos estendemos sobre esse assunto, primeiro precisamos voltar no tempo, precisamente em 1.952, quando foi construída a primeira máquina-ferramenta controlada por computador, uma fresadora C.N.C. (Comando Numérico Computadorizado).

Tal máquina foi criada para usinar peças complexas utilizadas em aviões e helicópteros. Devido ao seu alto custo e a desconfiança da eficiência do novo equipamento, a popularização do uso das máquinas C.N.C. junto aos pequenos e médios fabricantes só ocorreu a partir do final da década de 60.

Os maiores benefícios trazidos por estas máquinas foram: a produção de peças idênticas independente de ação humana, a fabricação de peças mais complexas com menores tolerâncias dimensionais, o melhor acabamento superficial, além da simplificação o processo de programação de produção.

Com o aumento da velocidade de corte, a busca do aumento da produtividade, somada ao surgimento de novas ligas de materiais a serem usinados, as ferramentas de corte se tornaram ponto chave na evolução deste processo.

Entendendo um pouco mais sobre as ferramentas de corte

Após certo tempo de uso as ferramentas de corte se desgastam, perdendo as suas principais propriedades.

Mesmo com a utilização de óleo de corte lubrificante, ocorre o desgaste das arestas de corte destas ferramentas. Isso provoca a queda na produtividade e na qualidade, além de propiciar o aquecimento excessivo tanto da peça que está sendo usinada, como da própria ferramenta. Isso faz com que ocorra um maior esforço da máquina para fazer o serviço, o aumento do tempo para a realização da operação e a conseqüente piora no acabamento da peça.

Para evitar a piora do acabamento da peça, se faz necessária a afiação das ferramentas de corte. O lubrificante de corte é fundamental para auxiliar a operação de usinagem, mas se a ferramenta de corte não estiver devidamente afiada, a queda de rendimento e de qualidade no processo será fatalmente observada.

O que é a operação de afiação das ferramentas de corte?

 A afiação nada mais é do que uma operação de usinagem onde se utiliza rebolos abrasivos para retificar o formato, a dimensão e o acabamento da superfície da ferramenta de corte.

A operação de afiação pode ser manual ou com a utilização de máquinas. Na operação manual, o operador deve ser muito hábil na manipulação do moto esmeril ou emerilhadeira que o auxiliará no processo, e normalmente no processo manual se faz a afiação de ferramentas monocortantes como facas, plainas, bites e outros.

Quando se necessita afiar ferramentas policortantes como fresas, machos, serras e outros, a operação normalmente é feita em máquinas afiadoras com o sem a utilização de óleo de corte integral ou óleo de corte emulcionável.

Estas máquinas dispõem de suportes que podem ser direcionados para todos os lados, fazendo com que o rebolo faça com perfeição a operação de afiação, sem que ocorra aquecimento da aresta de corte da ferramenta, e sem gerar desgastes irregulares, como pode ocorrer no processo manual.

Quais os materiais mais utilizados nas ferramentas de corte?

Os materiais mais empregados na fabricação das ferramentas de corte são:

– Metal Duro: que é utilizado na fabricação e brocas de vídea;

– Aço inox: facas, formões, plainas, são algumas das ferramentas de corte feitas com este material. Não devemos nos esquecer das tesouras, dos alicates de cutículas e de outras ferramentas de uso domestico que estão presente no nosso dia a dia. Já pensou cortar o cabelo com uma tesoura “cega”?

– Aço rápido: é um material usado na fabricação de brocas, fresas, serras, machos e outros,

Você entendeu agora por que devemos sempre manter as nossas ferramentas de corte afiadas, tanto para uso pessoal como para uso profissional? Uma boa afiação é um fator fundamental para se obter um elevado desempenho no corte e o aumento na produtividade. E melhor ainda quando se utiliza um bom lubrificante de corte para esta operação.

Gostou do texto deste blog? Em breve faremos uma nova publicação de outro tema que possa interessá-lo.

Lembre-se: Havendo a necessidade de solucionar algum problema de lubrificação, entre em contado com a CADIUM LUBRIFICANTES. A nossa equipe técnica irá buscar a melhor alternativa para solucionar o seu problema.

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *