Entendendo um pouco mais sobre Lubrificantes Líquidos

O que são lubrificantes minerais?

Entre os lubrificantes fluídos, os constituídos a base de óleos minerais (derivados do refino do petróleo), são os que apresentam um maior destaque quanto ao volume de uso, notadamente pelos seguintes motivos:

– O baixo custo para a obtenção do óleo básico;

–  Por já estar a muito tempo sendo utilizado, consequentemente há um grande conhecimento sobre as suas características e aplicações;

– Pelas diversidades de aditivos disponíveis no mercado, o que permite melhorar as propriedades existentes nestes óleos;

– A composição carbônica do petróleo nos fornece compostos de base parafínica e de base naftênica, e com isso, permite a fabricação de diversos tipos de óleos minerais para uso em aplicações bem diversificadas.

Há outros lubrificantes além dos minerais?

Apesar de haver uma tendência pela busca de alternativas naturais, em substituição aos produtos derivados de petróleo, a utilização de óleos vegetais como lubrificante ainda está engatinhando, devido ao pouco conhecimento que se tem de como reforçar as propriedades destes óleos. O desenvolvimento e a disponibilidade de aditivos para estes óleos vegetais ainda é limitada.

Já os óleos lubrificantes sintéticos estão se tornando cada vez mais populares, tendo as suas aplicações ampliadas, notadamente por possuírem algumas propriedades exclusivas, quando comparadas aos lubrificantes minerais. O que ainda impede a sua maior participação na lubrificação de motores e sistemas, é o seu custo que ainda é muito elevado.

Quais as propriedades e vantagens de cada lubrificante?

Abaixo descrevemos algumas das vantagens e propriedades de cada lubrificante:

Quais as desvantagens que os lubrificantes apresentam?

Como desvantagens de cada tipo de lubrificante líquido, citamos:

Quer conhecer um pouco mais sobre os lubrificantes líquidos? Necessita de informações sobre um lubrificante industrial específico? Entre em contato com a equipe técnica da Cadium Lubrificantes.

Teremos o maior interesse em atendê-lo e apresentar a nossa completa linha de lubrificantes industriais, que são formulados com aditivos de última geração em bases minerais, sintéticas e vegetais, sendo desenvolvidos para o atendimento dos processos de lubrificações mais exigentes utilizados hoje no mercado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *