Por que utilizar um fluído hidráulico resistente ao fogo?

Nas operações industriais, é difícil encontrar um produto disponível que não utilize sistemas hidráulicos nos seus processos de fabricação ou distribuição. Existem muitos fluidos que podem atender aos requisitos básicos desses sistemas. Porém, um fluido hidráulico inadequado pode causar problemas operacionais e encurtar a vida útil do equipamento e do próprio fluido. De acordo com suas configurações e características, circuitos mais simples ou mais complexos exigem diferentes tipos de óleo hidráulico para cada aplicação específica.

Fluído hidráulico resistente ao fogo

Equipamentos de sistemas com risco de incêndio, por exemplo, exigem fluidos hidráulicos resistentes ao fogo. Por isso, a indústria química desenvolveu diversos tipos de fluidos que previnem a ignição que pode ocorrer em sistemas hidráulicos que trabalham sob alta pressão. São óleos hidráulicos de difícil inflamabilidade ou não-inflamáveis, que neutralizam efeitos do rompimento súbito de uma linha ou do contato de fluidos com uma fonte de alta temperatura.

Alguns exemplos de sistemas hidráulicos críticos para risco de incêndio são as guilhotinas deslizantes de máquina de revestimento de chapa, linha de decapagem e soldadores, recozimento, máquinas de fundição, hidráulica de força e equilíbrio de laminação a quente, casas de fundição, entre outros.

Existem alguns tipos de fluídos hidráulicos com diferentes bases, como a emulsão de óleo em água, água em óleo, fluído água-glicol (HFC) e os sintéticos. As emulsões consistem de misturas, em diferentes proporções de água e óleo e, em geral, quanto maior a proporção de óleo melhor a propriedade de lubrificação do composto. Já o HFC é uma mistura de uma solução glicol (anticongelante) e água. Por sua vez, os fluídos sintéticos hidráulicos são compostos, em geral, de ésteres de fosfato, hidrocarbonos clorados ou uma mistura dos dois com frações de petróleo. Este é o tipo de fluido resistente ao fogo de maior custo.

Fluido hidráulico industrial antichama

A Cadium Óleos Lubrificantes conta com uma linha especial de óleos hidráulicos formulados com aditivos antioxidantes, inibidores de espuma e completamente isentos de óleo mineral. O SINTESA ISO 69 é um óleo hidráulico vegetal antichama que elimina a formação de borras e vernizes. Indicado em aplicações onde são requeridos óleos de classificação HLP, assim como o SINTEZA ISO 51, um óleo hidráulico antidesgaste, que ainda atende à norma DIN 51524.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *